Alguns servidores vêm ligando no sindicato a respeito de aberturas de processo para terem direito à Progressão por Mérito previsto na Lei 12/2010. O sindicato informa que desde a data base de 2022, este sindicato e a administração firmaram compromisso de zerar as progressões que estavam previstas e desde 2010, não haviam sido efetivamente cumpridas.
Em 2022, além do reajuste que zerou as perdas salariais no município e possibilitou um aumento real nos salários dos servidores, foi pago a “Progressão Funcional”. Este ano, novamente negociamos na data base, índice acima da inflação acumulada e no primeiro semestre, cumpriu-se as progressões por “Titulação”. Agora no segundo semestre, será pago as progressões por “Mérito”. Amanhã, a administração já deve publicar as progressões referentes ao primeiro interstício e até o final do ano, o restante.
O Sindicato vem divulgando tais informações que muitas vezes não chega a todos os servidores, mesmo porque, nem todos são sindicalizados e acabam por receber informações mentirosas ou deturpadas que prejudicam o discernimento na hora de tomar decisões.
O Sindicato continua à disposição do trabalhador e não faltará com suas responsabilidades caso os acordos não sejam cumpridos, algo que até agora, não ocorreu. Todas as promessas discutidas e decididas nas reuniões de CPN (Comissão Permanente de Negociação) vem sendo cumpridas e direitos que infelizmente durante outras gestões do Sindicato não puderam ser conquistadas, vem sendo feitas através de um diálogo franco e responsável com a Administração Pública.
Não nos precipitaremos, como ocorreu na greve de 2018 onde o trabalhador é quem ficou prejudicado. Trabalhamos em conjunto com nosso departamento jurídico, acompanhando as decisões do STF – Supremo Tribunal Federal, e outras instâncias do Judiciário para garantir ações efetivas que tragam benefícios aos nossos Servidores.